Skip to content
PT 

SHARE:

Solomon Philip é o diretor de inteligência de mercado da Shift Technology

O ChatGPT está em toda parte. Não há como negar que a inteligência artificial (IA) generativa é o tema das conversas e que as opiniões sobre o que ela realmente significa para os negócios, a educação e o entretenimento são variadas. Os pessimistas insistem que é apenas uma moda passageira. Algo divertido para se brincar e criar pequenas histórias e imagens engraçadas para compartilhar com seus amigos e fazê-los rir. Os profetas do juízo final veem isso como mais um sinal de que as máquinas estão realmente se tornando sensíveis e que a raça humana está com os dias contados. Pergunte a 10 pessoas na rua o que é o ChatGPT e o impacto que ele terá na vida delas e você provavelmente obterá 10 respostas muito diferentes.

Mas a realidade é que a IA generativa veio para ficar e, como a maioria das tecnologias emergentes, seu benefício depende inteiramente de como ela é aproveitada. Na Shift, ficamos atentos às tecnologias que têm um enorme potencial para transformar o setor de seguros, portanto, nem é preciso dizer que o ChatGPT não só está em nosso radar, mas também em nosso roteiro há algum tempo. Na verdade, estamos incorporando modelos de linguagem ampla (LLMs) em nossas soluções de decisão de seguros desde 2020, o que nos dá uma vantagem inicial na compreensão do benefício que o ChatGPT pode trazer para o campo da detecção de fraudes, decisão de sinistros e outros processos associados aos ciclos de vida de apólices e sinistros.

ChatGPT: O que é e o que não é
Como qualquer tecnologia, nova ou estabelecida, o ChatGPT é uma ferramenta. Sua capacidade de criar conteúdo, encontrar respostas, redigir e-mails ou fazer a lição de casa do seu filho com base em um conjunto de instruções é realmente notável. No entanto, para que esses recursos impressionantes tenham um impacto, eles devem fazer parte de uma estratégia maior. A primeira etapa é entender de fato o que a IA generativa pode fazer pela sua empresa e, em seguida, determinar quais sistemas devem ser criados em torno dela para colher os benefícios desejados. Também é fundamental lembrar que o ChatGPT não é perfeito. A IA generativa pode não ter a capacidade de interpretar o contexto exclusivo de uma empresa específica, pode não ser capaz de demonstrar inteligência emocional em suas respostas e, como a IA generativa não tem "bom senso", suas respostas às vezes podem não fazer muito sentido.

Fazendo o ChatGPT funcionar para as seguradoras
Na Shift, continuamos 100% focados em atender às necessidades do setor global de seguros. Por isso, estamos em uma posição única para ajudar as seguradoras a aproveitar o potencial das tecnologias emergentes. A inovação pode certamente estimular a experimentação, mas a operacionalização é fundamental para a transformação. E, como geralmente acontece, a execução é consideravelmente mais fácil quando você tem um parceiro confiável que pode ajudá-lo a entender como as novas tecnologias se encaixam em seus planos e estratégias atuais, além de preparar o caminho para a transformação futura. Veja apenas um exemplo: os dados. É de conhecimento geral que a IA é tão boa quanto os dados que alimentam o sistema. Há um motivo pelo qual "lixo entra, lixo sai" se tornou uma frase tão comum no mundo da tecnologia da informação e, especialmente, da IA. Para obter os melhores resultados, os silos de dados devem ser eliminados. Os dados devem ser limpos, mapeados e enriquecidos. Isso é algo que a Shift vem fazendo em nome de seus clientes desde o início.

Não faça isso sozinho
Conforme discutido anteriormente, o valor do ChatGPT é um pouco limitado como uma solução tecnológica "autônoma". E, embora as ferramentas individuais do ChatGPT possam ser adquiridas, o verdadeiro benefício vem do fato de fazerem parte de sistemas ou soluções maiores destinados a resolver desafios comerciais específicos. Para a Shift, isso significa dar às seguradoras acesso a soluções de IA generativas que são essencialmente "pré-integradas" em seus outros sistemas principais importantes, como soluções de gerenciamento de sinistros ou de apólices. A Shift pode economizar tempo, esforço e energia das seguradoras ao colocar essas tecnologias para trabalhar para elas e em nome de seus segurados.

Vejamos, por exemplo, como o ChatGPT pode ser usado para aumentar a detecção de fraudes em sinistros por meio da extração de informações dos documentos correspondentes. Se visualizarmos uma espécie de "tubo de processamento" para documentos de seguro, o ponto de entrada seria o reconhecimento óptico de caracteres (OCR). O OCR transforma documentos em texto ao qual pode ser aplicada uma pergunta ou um prompt do ChatGPT. O resultado passaria então pelo que chamamos na Shift de camada de "senso comum de seguros" para garantir a precisão e a eficácia da resposta. Projetamos essa parte do tubo de processamento para que se concentre nos desafios específicos do setor de seguros e esteja sintonizada com os cenários e as decisões complexas que impulsionam o setor. Esse estágio também é fundamental para o aprendizado contínuo e o ajuste do modelo. Por fim, os resultados são disponibilizados para os algoritmos que determinam se um sinistro é suspeito e, em caso afirmativo, por quê, levando a uma maior precisão, eficiência e justiça no processo de detecção de fraudes em sinistros. Essa abordagem de processamento também pode ser útil em outras áreas, como detecção de sub-rogação, detecção de risco de subscrição e suporte a estratégias e iniciativas de automação de sinistros.

O futuro está aqui
Com tantas tecnologias emergentes, parece que o tempo entre a experimentação e a utilidade é quase infinito. No caso do ChatGPT, essa avaliação não poderia estar mais longe da verdade, pelo menos para a Shift. Já começamos a trabalhar com a Microsoft para criar um ambiente privado seguro para todos os serviços de IA generativa, especificamente o Azure OpenAI Service da Microsoft, para que essas tecnologias possam ser utilizadas em benefício do setor de seguros em um ambiente seguro, dimensionável e compatível. Prevemos que esses serviços estejam totalmente operacionais até o final do terceiro trimestre de 2023.

Conclusão
Estamos em um momento empolgante no mundo da IA. O ChatGPT e outras tecnologias de IA generativa prometem injetar níveis totalmente novos de eficiência em muitos negócios e disciplinas. O benefício potencial para o setor de seguros, por si só, é enorme. Em todo o ciclo de vida das apólices e dos sinistros, o ChatGPT promete ajudar os profissionais de seguros a tomar as melhores decisões possíveis em nome de suas empresas e de seus segurados.

Para obter mais informações sobre como a Shift pode ajudá-lo a adotar a IA generativa para enfrentar os desafios exclusivos do setor de seguros, entre em contato conosco hoje mesmo